MÓDULO I: 

ILUMINAÇÃO, ARTE E TECNOLOGIA -
DA LAMPARINA AOS LEDs.

 

Introdução:

 

• O projeto de iluminação de um ambiente deve estar intimamente ligado ao projeto arquitetônico, pois o aproveitamento da iluminação natural e a distribuição dos pontos de luz devem ser levados em consideração na hora de sua construção.

• A capacidade de emissão de luz das fontes deve ser avaliada no projeto, pois fontes de luz com maior capacidade de emissão (alta eficiência, lm/W – lúmens por Watt) possibilitam um projeto com economia, sendo necessário com isso menor número de pontos de luz para a iluminação do local, consumindo uma menor carga de energia e reduzindo a emissão de calor, o que diminui o consumo de energia elétrica com o ar condicionado, por exemplo.

• A correta definição do nível de iluminância para o ambiente e a escolha da melhor alternativa em termos de fonte de luz devem sempre levar em conta características particulares do ambiente. Também a temperatura de cor da fonte de luz é fundamental no acerto dessa da escolha.

Neste curso o aluno poderá aprender todas as principais técnicas da iluminação, uma ciência que a cada dia mais alia arte à tecnologia.

 

Objetivos do curso:

 

• Desenvolver o conceito crítico do aluno com relação à luminotecnia através da análise de alternativas técnicas e econômicas.

• Nesse curso o aluno irá conhecer os principais conceitos da iluminação, bem como os tipos de lâmpadas existentes no mercado e quando e onde melhor aplicá-las.

 

Público alvo:

 

Arquitetos, designers, decoradores, engenheiros, projetistas e demais interessados no assunto, com ou sem experiência na área.

 

Carga horária:

 

8 h.a.

Material incluso:

Apostila e C
ertificado de Participação.