MÓDULO I:
ILUMINAÇÃO, ARTE E TECNOLOGIA -
DA LAMPARINA AOS LEDs.
Introdução:
• O projeto de iluminação de um ambiente deve estar intimamente ligado ao projeto arquitetônico, pois o aproveitamento da iluminação natural e a distribuição dos pontos de luz devem ser levados em consideração na hora de sua construção.
• A capacidade de emissão de luz das fontes deve ser avaliada no projeto, pois fontes de luz com maior capacidade de emissão (alta eficiência, lm/W – lúmens por Watt) possibilitam um projeto com economia, sendo necessário com isso menor número de pontos de luz para a iluminação do local, consumindo uma menor carga de energia e reduzindo a emissão de calor, o que diminui o consumo de energia elétrica com o ar condicionado, por exemplo.
• A correta definição do nível de iluminância para o ambiente e a escolha da melhor alternativa em termos de fonte de luz devem sempre levar em conta características particulares do ambiente. Também a temperatura de cor da fonte de luz é fundamental no acerto dessa da escolha.
Neste curso o aluno poderá aprender todas as principais técnicas da iluminação, uma ciência que a cada dia mais alia arte à tecnologia.
Objetivos do curso:
• Desenvolver o conceito crítico do aluno com relação à luminotecnia através da análise de alternativas técnicas e econômicas.
• Nesse curso o aluno irá conhecer os principais conceitos da iluminação, bem como os tipos de lâmpadas existentes no mercado e quando e onde melhor aplicá-las.
Público alvo:
Arquitetos, designers, decoradores, engenheiros, projetistas e demais interessados no assunto, com ou sem experiência na área.
Carga horária:
8 h.a.
Material incluso:
Apostila e Certificado de Participação.